segunda-feira, 31 de outubro de 2011

bem estar:Dor muscular nos dias seguintes ao início de um treinamento físico

Você se recorda das dores musculares que sentiu nos dias seguintes ao início de um programa de treinamento físico, ou quando o teu personal trainer modificou o treino? Certamente que sim. Quase todos que realizam ou já realizaram algum tipo de atividade física se lembram desta dor.


Mas, ao mesmo tempo em que você traz a memória e deseja não mais senti-la, você se alegra por saber que esta ação inflamatória é resultado do teu esforço para obter uma vida mais saudável. Por que isso ocorre? O que fazer para lidar com ela? Até quando sentirei estas dores? Lidaremos com isso neste nosso breve artigo.


Os benefícios proporcionados pela atividade física são dependentes de um perfeito equilíbrio entre a intensidade do exercício e o tempo de recuperação muscular. Todas as vezes que nós nos submetemos a um estresse físico (caminhada, corrida, musculação, alongamentos, entre outros) nossos músculos realizam trabalho. O trabalho por eles realizado promove uma série de modificações na musculatura que precisam ser restauradas para que um novo estímulo físico possa ser aplicado. Este processo de restauração se dá no momento de repouso e descanso, principalmente durante o sono. Assim, quando recuperado o músculo atinge um estágio maior de resistência, tornando-se melhor condicionado.


Neste belo processo de aquisição do condicionamento muscular por que ocorre a dor? Uma das principais hipóteses para o aparecimento da dor se deve ao fato que o exercício físico promove micro lesões musculares, ou seja, minúsculas lacerações do tecido muscular bem como dano nos componentes que promovem a contração muscular (proteínas contráteis), assim como, pode promover pequenos estiramentos nos tendões e aumento na retenção hídrica (água). São estas microscópicas lesões que causam dor. Dor que pode se manifestar 12 horas após o treinamento físico e permanecer por até 4 dias.


Então, o que fazer para prevenir a dor? Uma das melhores maneiras para prevenir, porém não eliminar, as dores musculares tardias é iniciar o programa de treinamento físico com uma baixa intensidade. Não vá com "muita sede ao pote". Comece ao poucos e aumente as cargas com o passar do tempo. Altas intensidades no início de um programa, além do aparecimento das dores musculares, aumentam o risco de lesões articulares e musculares mais sérias, que poderão exigir de você uma interrupção no programa de treinamento.


E, até quando sentirei estas dores? Felizmente, sempre que houver alterações no teu programa de treinamento físico você estará sujeito a aparição das dores musculares. Digo felizmente, porque isso indica que teu organismo esta se adaptando a uma nova imposição de carga, conduzindo você a um novo estágio de aptidão física. Porém, não caia na máxima do "No pain no gain". A dor muscular pode aparecer, mas se não aparecer não significa que o estímulo foi ineficaz para a melhoria da tua SAÚDE.


Com o passar da idade as dores musculares poderão se tornar mais freqüentes e o tempo de recuperação poderá ser mais longo. Não há evidências que mostrem diferenças entre homens e mulheres. Ambos estão sujeitos as dores musculares.
Por este motivo

desenvolva um bom relacionamento com teu professor ou personal trainer. Mantenha-o sempre informado sobre as tuas percepções de dor após o treinamento físico. Fazendo isso você o ajudará a desenvolver um programa cada vez mais específico para ti, levando em consideração as respostas fisiológicas do teu organismo. A você que está neste processo, Boa Prática!

PROF. DAVÍ F. M. CÁCERES
EDUCADOR FÍSICO /PERSONAL TRAINER (CREF: 041916-G/SP)
ESPECIALISTA EM CONDICIONAMENTO FÍSICO E REABILITAÇÃO CARDÍACA - INCOR HCFMUSP
Autor: Prof. Daví F. M. Cáceres
E-mail: davifmc@osite.com.br

Nenhum comentário: