Fonte da foto: internet |
Mais um post...
Fico feliz que vocês estejam acompanhando nosso Blog!!
Uma perguntinha básica: você sabe o que é Lactose?
Afinal, quem nunca bebeu um leitinho, comeu um queijinho, provou um sorvetinho...
É... exatamente isso, o leite e seus derivados possuem lactose, mas vários outros alimentos fazem parte desta listinha. Vamos ao que interessa!!
Tudo começou quando me dei conta que tomar leite ou comer alguma coisa feita com uma quantidade maior de leite não me fazia muito bem, sentia logo um desconforto gastrointestinal. Ora, quem poderia imaginar que leite me faria "mal".
Segundo minha mãe, quando eu era bebê não gostava de mamar e muito menos do leite que o médico prescreveu para substituir o materno, cresci tomando vitamina de banana, comendo papa, mingau e coisas parecidas (tudo com leite). Naquela época, os pediatras não falavam muito em Intolerância à Lactose, imagino quantas crianças foram obrigadas a ingerir comidas com lactose, pelo simples fato do "leite ser considerado o alimento mais completo que existe".
Um dado interessante é que algumas pessoas , desde pequenas, evitam ou não gostam do leite, mesmo sem se darem conta que são assim porque o leite/derivados lhes faz mal.
A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados, que com a ação de uma enzima chamada lactase, transforma-se em glucose e galactose, que são facilmente absorvidos pelo nosso corpo.
E a Intolerância à Lactose é a incapacidade de aproveitarmos o leite e seus derivados (lactose) devido a ausência ou deficiencia na produção da lactase, assim, a lactose não é absorvida corretamente pelo organismo, sendo fermentada quando chega ao intistino grosso pelas bactérias alí existentes, ocasionando gases, aumento de ruídos abdominais, inchaço na barriga, cólicas e até a diarréia. (espero ter explicado de uma maneira fácil).
Como relatei a pouco, nunca pensei que leite me fizesse mal, mas percebi que meu marido também tinhas vários sintomas como os meus, resolvemos procurar um especialista que constatou o diagnóstico da intolerância após a realização de um exame laboratorial.
Pronto, com o diagnóstico em mãos, só nos restou mudar nossos hábitos alimentares e como não há cura, tivemos que nos adaptar aos poucos com novos produtos. O leite pode ser substituído pelo leite de soja (uso para preparar pães e bolos), procuro os queijos com menor concentração de lactose, não abro mão do creme vegetal Becel sabor manteiga (que é uma delícia) e SEMPRE LEIO OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS NO SUPERMERCADO.
Observe, escute e respeite seu corpo, essa é a melhor maneira de se cuidar e prevenir doenças. O fato de não gostar de leite não é o bastante para achar que tem intolerância, não deixe de procurar um médico quando notar qualquer mudança na rotina do seu organismo, um especialista será sempre o seu melhor conselheiro.
fonte:google
Nenhum comentário:
Postar um comentário