quinta-feira, 28 de julho de 2011

noticias diarias:Jovem caminha sete dias para encontrar emprego na China

Um jovem desempregado deixou sua cidade em busca de trabalho e acabou se transformando em uma sensação da internet

Por Época NEGÓCIOS Online
Xinhua
O jovem chinês Jing Shangwu, agora em seu emprego: peregrinação atrás de trabalho ganhou simpatizantes na internet

Sete dias. Muita gente leva mais tempo do que isso procurando um emprego. Mas quantas pessoas você conhece que caminhariam 360 quilômetros para procurar trabalho? A jornada foi cumprida por um jovem chinês, que saiu da cidade de Chengdu e andou até Chongqing para encontrar trabalho.

+ LEIA MAIS
- Após viver meses como mendigo, ex-campeão tem segunda chance
- Milionária britânica pode vender até cachorros para pagar as dívidas
- Inocente é solto e receberá indenização milionária nos EUA
- Mãe e filha ganham na loteria três vezes em 20 anos
- Restaurante expulsa clientes por deixarem comida no prato

A empreitada de Jing Weiquan começou quando ele pegou o pouco dinheiro que tinha e saiu de Ziyang, na província de Sichuan, rumo à cidade de Hangzhou, capital da província de Zhejiang, em junho deste ano. A única coisa que ele queria era arrumar um emprego. Mas quando completou a jornada sem ter encontrado nada e quase sem dinheiro, ele se lembrou que tinha um amigo em Chengdu que lhe devia cerca de US$ 620, então ligou para o sujeito e pediu de volta o empréstimo. O amigo lhe disse para vir até a cidade pegar o dinheiro.

Jing conseguiu uma passagem de graça até Chengdu, através de um centro beneficente, mas ao chegar lá não achou o amigo. Com apenas US$ 0,02 no bolso, Jing tentou encontrar um emprego, mas sem sucesso.

O jovem chinês lembrou-se então que havia trabalhado em uma tecelagem em Chongqing, onde talvez conseguisse alguma coisa. De volta à Estrada, ele iniciou sua caminhada de sete dias. 

Sem dinheiro, Jing bebeu água de poços e lagoas e se alimentou com as frutas que foi encontrando pelo chão. Ele dormiu na beira da estrada. Em um momento, recebeu ajuda de policiais, que lhe pagaram um café da manhã.

A odisseia de Jing atraiu a atenção do público depois que um micro blog começou a relatar sua história. “Ele está maluco, fazendo essa jornada de sete dias apenas por causa de um emprego”, informou o blog. A notícia se espalhou na internet. Milhares de usuários da internet passaram a história adiante chamando Jing de “Irmão da Marcha”.

Dois dias depois do primeiro post, Jing, que é filho de trabalhadores migrantes, já tinha mais de 30 empregos à sua disposição.

Ele finalmente escolheu um emprego em uma companhia de tecnologia. Seu chefe ficou impressionado com sua força de vontade e disse que ele era um ótimo exemplo e que os empregadores não deveriam julgar um candidato apenas por suas habilidades. “Um funcionário pode aprender a fazer muitas coisas, mas um espírito lutador é algo muito difícil de encontrar”, disse Gu Yi ao jornal “China Daily”.

“Nunca imaginei que isso poderia acontecer na minha vida”, disse Jing Weiquan. “Jamais imaginei que as pessoas eram capazes de mostrar tanto calor humano pela internet. Eu sou muito grato a todos.”
fonte:globo

Nenhum comentário: