sexta-feira, 29 de julho de 2011

media tv:Entrevista: Rafael Rocha, apresentador do SBT Rio Grande fala sobre o crescimento de audiência do jornalístico

O SBT Rio Grande é um telejornal, com linguagem mais popular, que tem conquistado bons índices de audiência, deixando a emissora na vice-liderança.

O O CanalTV! entrevistou o jornalista Rafael Rocha, que contou um pouco de sua história, a experiência de apresentar o programa e o crescimento no Ibope.

Olá Rafael! Primeiro conte um pouco de sua história no jornalismo. O que você fez antes do SBT Rio Grande?
R: Comecei em Rádio muito cedo, aos 11 anos, como operador de áudio, repórter de jornalismo e esportivo, redator, apresentador e coordenador de jornalismo. Na TV são 9 anos – 8 na RBS TV em Cruz Alta e Caxias do Sul e 1 ano de SBT Porto Alegre.

Como surgiu a oportunidade de você assumir o programa, e como foi para você trabalhar neste formato?
R: O coordenador nacional de Jornalismo do SBT na época selecionou videos com o meu trabalho e me chamou para uma conversa. A ideia deste jornalismo mais coloquial sempre me agradou, mesmo porque a escola do Rádio contribui muito com este formato.

Nos últimos meses o SBT Rio Grande obeteve um grande crescimento na audiência. Como foi para a equipe esta evolução, e na sua opinião, qual foi o motivo para este significativo aumento nos índices?
R: Esse crescimento na audiência serve como combustível para a equipe continuar este trabalho sério e de muita responsabilidade, que é o de informar as pessoas. O motivo dessa evolução tem sua origem em uma pesquisa realizada pelo SBT para identificar o que os gaúchos querem de um telejornal e apontar os pontos positivos e negativos do SBT Rio Grande. A partir deste estudo acertamos a linha editorial e criamos estratégias para conquistar novos telespectadores. E o mais importante todos os profissionais do jornalismo do SBT RS entenderam a nova proposta.

Programas jornalísticos neste formato, em praticamente todas as afiliadas do SBT, são sucesso de audiência e faturamento, porém em rede nacional este retorno não foi alcançado. Por que isso acontece?
R: O formato mais popular tem maior aceitação nos programas locais porque mostra a realidade da cidade, do bairro, ou seja, as histórias mais próximas das pessoas. E no jornalismo nacional é preciso buscar assuntos mais gerais, de interesse nacional e esse localismo perde força. Isso vale não só para o SBT, mais em outras emissoras ocorre a mesma coisa.

Nos últimos anos o SBT tem investido no jornalismo. O que você acha disso, e qual é o programa nacional que você se identifica?
R: Isso é importante para as pessoas reconhecerem que o SBT é uma emissora de jornalismo forte também, não apenas um canal de entretenimento. Escolhendo uma das opções da casa, gosto muito do jornalismo investigativo do Conexão Repórter, apresentado pelo Roberto Cabrini.

Tem novidades previstas para o SBT Rio Grande?
R: Desde que cheguei no SBT o jornalismo cresceu muito: a contratação de novas equipes de reportagem, produção e edição; um novo jornal foi criado – o SBT Rio Grande Manhã, apresentado pela minha amiga e excelente profissional, Edieni Ferigollo, e já temos informações sobre novidades, mas ainda não posso revelar.

Muito obrigado pela entrevista. Deixe seu recado aos leitores do ocanal.org.
R: Obrigado pelo carinho dos telespectadores e convido a todos para acompanhar o SBT Rio Grande de segunda a sexta às 12h10min. no canal 5.

Nenhum comentário: