terça-feira, 28 de junho de 2011

bem estar:A felicidade, é estar bem com o seu corpo?

É sempre com admiração e uma certa inveja, que reparamos que alguém está "de bem com seu corpo". De fato, o nosso corpo é por vezes bem incomodativo: tratamo-lo mal e com desprezo, tentamos apagar ou esquecer o que nos desagrada, ou então suprimimos uma característica demasiado feminina (ou masculina) difícil de aceitar... Às vezes, pelo contrário, há uma procura desenfreada daquilo que nos poderá embelezar, ou tornar-nos aceitáveis aos olhos dos outros... ou então a imitação de modelos que a publicidade, as revistas, a moda nos propõem como ideais, como chave da realização pessoal. De fato, esses modelos seduzem-nos - foi para isso que eles foram criados - e nós procuramos de forma mais ou menos consciente, correspender a esses ídolos... Trabalho por vezes difícil, no fim do qual não está a felicidade.

Então por quê? O meu corpo tem uma razão de ser, e através do olhar, das atitudes, das palavras, das roupas e das cores que visto, exprime quem eu sou. E isto eu bem sei. Mesmo se o meu corpo não revela tudo, se o mais íntimo de mim mesmo está protegido por ele, o corpo é o primeiro contato com os outros, de quem eu temo o julgamento e a rejeição...
No fundo, se acontecer de ter medo do outro é porque duvido de mim próprio ou não me conheço, ou então porque não gosto verdadeiramente de mim. Tal como sou, podiam não gostar. Então não será melhor esconder-me?

Mas sabes, existe em ti uma beleza, talvez escondida: a tua verdadeira beleza. Ela merece ser trazida à superfície para a desenvolveres... e te tornares tu mesmo. A felicidade é também estar unido em si mesmo e estar em verdade consigo próprio e com os outros. Isto passa por uma reconciliação profunda consigo mesmo e pela aceitação do próprio corpo tal como é, único, como o é o coração. Então este corpo reconciliado poderá em liberdade e no seu estilo próprio dizer alguma coisa sobre mim, na minha originalidade.

Nunca aconteceu a vocês ficar maravilhados com o rosto de um doente ou o comportamento de um deficiente na sua verdadeira beleza? Que perspectiva magnífica poder trabalhar e transformar-se em si próprio!... E Deus pode ajudar-te nisso se Lhe permitires.

"O homem vê as aparências
mas Deus vê os corações"

(Livro de Tobias)

fonte:google

Nenhum comentário: