segunda-feira, 2 de maio de 2011

O casamento real pode “engarrafar” a internet?

O casamento real é notícia há semanas. Hoje, era o assunto principal quase no mundo inteiro. Quando o príncipe William beijou Kate Middleton na varanda do Palácio de Buckingham, na tarde de sexta-feira, todo o globo estava de olho.

E o que acontece em seguida? Todo mundo comenta e quer ver a cena novamente. O que significa que o twitter estará movimentado, variadas fotos estarão sendo baixadas, os sites só vão falar disso.

É possível que o casamento real “engarrafe” a internet? Sim. Há uma chance de grandes sites saírem do ar devido ao fluxo intenso. Mesmo com a TV competindo para falar da tão esperada cerimônia, muita gente pode querer navegar pela internet ao mesmo tempo.

Grandes notícias, eventos esportivos e culturais já bloquearam sites e engarrafaram a internet no passado. Quando o ícone pop Michael Jackson morreu, em junho de 2009, o Google e o Twitter tiveram dificuldades para ficar online.

A “baleia” do Twitter, um cartoon que acompanha uma mensagem de erro dizendo que o site está sobrecarregado (com muitas pessoas querendo enviar mensagem ao mesmo tempo) já fez aparições em outros grandes eventos, incluindo a Copa do Mundo, que foi o maior acontecimento a entupir a web até agora.

Na verdade, para os estatísticos, o jogo da Copa do Mundo de 24 de junho de 2010, que ocorreu ao mesmo tempo da partida de tênis mais longa de todos os tempos de Wimbledon, foi o maior acontecimento da web. Mais de 10 milhões de links foram clicados por minuto durante esse duplo evento, superando outros eventos esportivos, as eleições nos EUA e a violência no Egito.

O Twitter postou uma foto brincando com o fato da empresa comprar espaço extra na internet para se preparar para o casamento real. Não, a rede social não adicionou realmente espaço de servidor, mas tem aumentado sua infraestrutura em um esforço para sobreviver a estes tipos de eventos, o que torna o site menos propenso a travar.

O momento de maior tráfego na história do Twitter ocorreu quatro segundos após a meia-noite do Ano Novo no Japão. Naquele momento, 6.939 tweets foram postados por segundo. Talvez o casamento real supere essa marca – ninguém sabe.

O Google e o YouTube estão executando o site oficial do casamento real, que transmitiu o evento ao vivo online. Eles devem ter se preparado bem para isso.

Os fabricantes de celulares são outros que também se prepararam. As redes sem fio tendem a travar quando milhares de pessoas em um único local tentam fazer chamadas ou enviar dados simultaneamente. Por exemplo, isso ocorreu na posse do presidente Barack Obama em 2009, quando centenas de milhares de pessoas tentaram compartilhar o momento através de seus telefones.

Duas das maiores empresas de operadores móveis da Inglaterra, O2 e Vodafone, atualizaram as suas capacidades, implantando estações de base móvel extras em locais-chave de Londres para atender à demanda adicional de serviços de voz e dados no dia do casamento real.

Sim. Olha quanta coisa foi feita por um único evento. O mundo inteiro parou por causa de um casamento. Será que a internet também?

fonte:google

Nenhum comentário: