terça-feira, 31 de maio de 2011

Carioca com alma argentina: Conca é condecorado no Rio de Janeiro Cerimônia na Câmara dos Vereadores tem gafe: trecho do hino do rival Flamengo é exe

Por Cahê Mota Rio de Janeiro


Conca agora é oficialmente carioca. O argentino, destaque do Fluminense e melhor jogador do último Brasileirão, foi homenageado na noite desta segunda-feira na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e recebeu o título de cidadão honorário do município. O desempenho com a camisa tricolor e a do Vasco nos quatro anos no futebol brasileiro rendeu também a medalha Pedro Ernesto, honraria máxima concedida pela casa. No entanto, o evento teve um momento constrangedor: na hora em que o hino do Flu ia ser executado, o responsável pelo sistema de som errou a faixa do CD e fez com que todos ouvissem um trecho da introdução do hino do Flamengo, maior rival tricolor.

No Rio desde 2007, quando chegou a São Januário, Conca agradeceu as homenagens e disse que a forma como é tratado em solo carioca permite que seja feliz mesmo distante de seus familiares, que vivem em Tigre, na grande Buenos Aires.

- Estou muito honrado por receber esta homenagem. O Rio de Janeiro é um lugar onde sou feliz. Fui muito bem recebido aqui e isso faz com que eu seja feliz mesmo longe da minha família.

Conca Fluminense cidadão carioca (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Conca posa com o diploma ao lado da namorada Paula (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

A cerimônia para condecoração contou com a presença de torcedores, que repetiram o grito de reverência ao ídolo comum nas arquibancadas. Durante o evento, os hinos nacionais do Brasil e da Argentina foram executados, assim como o do Fluminense - após a gafe com o hino rival.

Conca recordou seu primeiro dia na Cidade Maravilhosa e ressaltou a importância dos ex-companheiros de Vasco para sua adaptação.

O carioca é muito simpático, recebe bem todo mundo, e isso foi muito importante. Hoje não tenho vontade de sair daqui. Quero continuar por muito tempo mais"
Conca

- Sempre me lembro do meu primeiro dia no Rio. Vim para o Vasco e fiquei só um dia porque tinha que voltar para resolver algumas coisas na Argentina. Desde então, fiquei encantado com a cidade. Pouco depois, meus familiares vieram me visitar e falavam da beleza da cidade, da forma como era bem tratado aqui. Tenho que agradecer aos meus ex-companheiros de Vasco. No começo tudo foi bem difícil. Mas com a ajuda de muita gente consegui ser feliz mesmo longe da minha família.

O apoiador do Fluminense falou ainda das virtudes que a convivência com os cariocas acarretaram para sua personalidade.

- O carioca conseguiu fazer com que eu me soltasse mais um pouco. Se hoje sou tímido, quando cheguei era ainda mais. O carioca é muito simpático, recebe bem todo mundo, e isso foi muito importante. Hoje não tenho vontade de sair daqui. Quero continuar por muito tempo mais.

Totalmente adaptado ao Brasil, Conca acompanhou o hino nacional brasileiro em silêncio. Perguntado se conhecia a letra, o argentino usou o bom humor.

- Só sigo o ritmo (risos). Já não canto bem em espanhol, em português é ainda mais difícil.

fonte:globo

Nenhum comentário: