segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Brasileiros comemoram o penta com 'carnaval' em Londres




30 de junho, 2002 - Publicado às 18h10 GMT
Brasileiros comemoram o penta com 'carnaval' em Londres
Milhares de pessoas se reuniram em Trafalgar Square
Milhares de pessoas se reuniram em Trafalgar Square

Diego Toledo

Os gols de Ronaldo e a conquista do pentacampeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo marcaram o início de um verdadeiro carnaval nas ruas de Londres.

Mais de 2 mil pessoas - a maioria absoluta formada por brasileiros que vivem na capital britânica - tomaram a região de Trafalgar Square, no centro da cidade.

"Eu não imaginava que tinha tanto brasileiro aqui", brincou o sul-mato-grossense Flávio Rogério, que vive em Londres há mais de um ano.

Além de numerosa, a comemoração também era barulhenta. A alegria dos brasileiros era acompanhada por apitos, buzinas e o inconfundível batuque em ritmo de samba.

Banho


Brasileiros tomaram banho nas fontes de Trafalgar Square
Enrolados em bandeiras brasileiras e aos gritos de "pentacampeão", dezenas de torcedores também aproveitaram a tarde ensolarada de domingo e o clima de festa para tomar um banho nas fontes de Trafalgar Square.

Em meio à euforia dos torcedores, turistas de outros países e britânicos que passavam pelo local paravam para assistir às comemorações.

"Esse clima é incrível. Estou me divertindo com a festa dos brasileiros. É maravilhoso... Pena que a final não foi entre Brasil e Inglaterra", comentou Simon Alexander, um dos ingleses encantados com a celebração no centro da capital britânica.

A festa do pentacampeonato em Londres também arrancou sorrisos da polícia local.

Em clima de paz, quase nenhum incidente foi registrado em Trafalgar Square e alguns policiais tiveram tempo até para posar com os torcedores brasileiros para fotos de recordação.

Alemão na festa

A atmosfera pacífica atraiu até mesmo torcedores da Alemanha.

Mesmo decepcionados com a derrota, alguns dos alemães que assistiram ao jogo no centro de Londres decidiram se juntar à festa brasileira.

"Foi um jogo aberto e o Brasil abriu o placar com um gol em um lance de sorte. Em uma final de Copa, é difícil para uma equipe se recuperar depois de tomar o primeiro gol", lamentou o alemão Benjamim Buerstedde.

"Mas eu estou me divertindo. Os brasileiros são pessoas legais e o clima é muito empolgante", disse o alemão, que deixou a cidade de Bonn para viver em Londres.

Nenhum comentário: