Existem basicamente dois tipos de digitação na flauta doce. A germância
e a barroca. E mesmo estes dois tipos são muito similares, sendo
diferentes apenas nas notas FA e FA#.
A digitação barroca foi a primeira digitação a se popularizar, no
ínicio do sucesso da flauta doce, muitos séculos atrás. Durante um tempo a
flauta doce foi esquecida e na Alemanha ela foi re-descoberta e uma nova
digitação, que facilitava a escala de DÓ Maior foi criada.
Esta digitação germânica facilitava algumas notas, porém, complicava
outras. Hoje em dia a flauta doce mais vendida é a modelo soprano, que
pode ser encontrada nas duas versões, germânica e barroca. Não é comum
encontrar os outros modelos de flautas doce sendo vendidas no modelo
germânico, apenas no barroco.
Muitos não sabem, mas existem vários tipos de flauta doce.
- sopranino - sons agudíssimos
- soprano - sons agudos, a mais popular, fazendo
com que muitos pensem que só ela é a "flauta-doce".
- alto ou contralto - sons agudos e médios
- tenor - sons médios e graves.
- baixo - sons graves e gravíssimos.
- contra-baixo - sons gravíssimos. As flautas doce são afinadas em DÓ
e em FÁ :
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DICAS
PARA TOCAR FLAUTA DOCE
Articulação.
Você pode tocar a flauta doce apenas assoprando, porém, se tocar articulando um
som as notas tendem a sair mais limpas e afinadas.
Experimente tocar falando a sílaba TU ou invés de simplesmente assoprar.
Notas Graves. ( do , re )
Estas notas são muito dificeis para o iniciante tocar porque ele tende a
assoprar nas notas graves igual ao que ele faz nas notas altas.
O que ocorre é que com um assopro muito forte as notas graves "apitam".
O correto não é assoprar como se estivesse apagando uma vela e sim
assoprar como se estivesse enchendo uma bola de sabão.
É quase uma "baforada" ao invés de um assopro.
Notas Agudas. ( DO, RE, MI, FA, SOL )
Não é necessário colocar mais força do que o assopro normal para tocar estas
notas.
Quando se faz isso o som fica muito alto e muito estridente, fazendo até o gato
sair da sala.
Na medida que tocar as notas mais altas continue com o mesmo assopro, sem
estourar os pulmões.
Lembre-se, esta flauta é para ter um som doce e não estridente.
Notas Agudíssimas. ( LA , SI )
Se você já toca articulando estas notas irão sair com mais facilidade, mas, se
você não articula não vai sair nada.
As notas acima do SOL da segunda oitava só vão sair se você tocar elas
golpeando com a língua no início do assopro.
Tente tocar estas notas articulando, e as outras também.
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Método para Tocar Flauta Doce Soprano/Tenor - Mönkemeyer
Neste método você vai encontrar todos os passos necessários para tornar-se um
flautista que não vai envergonhar a classe. Estudo, mesmo quando parecer chato
e cansativo, pois a recompensa vai brilhar no final.
Dicas do Mestre Ivan Meyer
VOU TE CONTAR O SEGREDINHO DO DEDÃO ESQUERDO OK
Amigos vou dar uma opinião pessoal sobre o uso do dedão esquerdo na flauta
dôce !
Procure desenvolver uma técnica onde não exista movimento de pulinhos para
se fazer as oitavas e passagens rápidas de notas agudas para notas graves .
Vou falar só do Dedão ok
Olhe para ele de
frente, bem para a unha e imagine que é a cabeça de uma vaquinha onde tem
as orelhas e o chifre, pois bem tampe o orifício da flauta com o polegar
na posição de 08:00 hs ,imagine a flauta reta em posição de 06:00horas e
coloque o dedão na posição de 08:00hs .
Bom feche o orifício do polegar com a posição do dedo onde teria o chifrinho do
lado esquerdo ou seja na quina esquerda do dedão .
Então sem tocar olhe para a flauta com a posição de sol , olhe para o seu dedão
...
Deixe seu dedo com uma posição como se estivesse
marcando no relógio 15:40hs fechando o orifício da flauta com a quina do
dedo porem mais em direção a polpa do dedo ou seja sem colocar o orifício
perto da unha ,tendo exatamente o orifício nas costa da unha ,mas na quina
do dedão (no chifrinho he,he )
Agora vem o segredinho , use o
seu dedo de uma forma que ele faça um efeito de mola ou seja ,ele estava
na posição de 15:40 fechando o orifício da flauta ,então para poder abrir
,iremos trabalhar o movimento do polegar sem tirar o mesmo sobre o
orifício ,usando um efeito de molinha (tensão e relaxanento ).
Repare então que na posição de 15:40hs temos o orifício fechado e que
na posição do polegar esquerdo em 14:45 temos o polegar tencionado
(ficando reto ) e abrindo o orifício !
Eu hoje tenho o movimento do dedão muito
reduzido ,quase não se move para fazer uma oitava ,na verdade eu mantenho
a posição de 15:40 no dedão e faço uma pequena pressão para baixo ,como se
quisesse enconstar o meio do dedão na flauta e assim uso a própria carne
do dedão como uma cartilagem que pressionada abre ,relaxando fecha e sem
movimentar o dedão e isso facilita muito para poder tocar rápido e ter
agudos precisos !
Difícil explicar escrevendo mas tenta aí que vai ser legal !
Outras Dicas do mestre Ivan Meyer
:
* Toque cada nota da escala de C articulando com
ta-te-ti-to-tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu......
mantendo o som por pelo menos 10 segundos Depois de dois dias, aumente para 15
segundos. Depois de mais dois dias, tente manter o sopro por 20 segundos.
*Procure exercícios de respiração
*POLEGAR ESQUERDO - Exercícios: neste exercícios você vai usar somente as
notas Mi, Sol e Lá !
faça o seguinte exercício:
Posicione os dedos
para a nota Mí da primeira oitava. Mantendo o sopro de uma nota longa,
(sopre por 10 a 15 segundos, pelo menos), abra uma freesta no furo do
polegar esquerdo - apenas o polegar esquerdo será usado - deixando abrir
apenas 1/4 ou 1/3 do furo, de forma que o som se trasnformará no mí da
segunda oitava. Faça isso várias vezes durante os 10 a 15 segundos (
Mi1,Mi2,Mi1,Mi2,...,Mi1,Mi2 - o número após a nota representa a oitava).
Repita
esse exercício com as notas Sol e Lá ! Repita o exercíco pelo menos 10 vezes em
cada nota. Vá memorizando os posicionamentos.
Como incremento ao exercício anterior, entre cada uma
das notas, toque a nota ré da segunda oitava - ou seja: no Mí por exemplo
- toque o Mi1, Ré2, Mí2, Ré2, Mi1 ( o n° representa a oitava) - Faça a
mesma coisa com as notas Sol e Lá !
*Normalmente com a intensidade de sopro da nota E2 pode-se tocar até o Bb2
* Você está respirando muitas vezes no meido de uma frase. Normalmente
quando tocamos músicas que o povo conhece, respiramos nos mesmos pontos em
que uima pessoa cantando respira !
Às vezes eliminanos alguns pontos de respiração
!
* Faça o exercício de notas longas na flauta doce, mas da seguinte forma:
Faça a escala de Dó, nas duas oitavas.
Em cada nota você pronunciará as articulações:
ta-te-ti-to-tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu~~~~~~~~~~
onde ~~~~~é vibrato. Se ficar complicado fazer o vibrato, deixe ele para
depois.
Faça isso para cada nota da escala de C.
Depois, faça o mesmo
para a escala de C# ( ou Db )
* treine todas as escalas maiores de forma normal
* É necessário ter as escalas na ponta dos dedos - em todos os tons
* É importante conhecer as escalas pentatônicas em todos os tons
* grande parte do aprendizado vem do ouvir ! Por isso é fundamental você
escutar muta música tocada na flauta, e também em outros instrumentos.
* É necessário ter a consciência do campo harmônico - em resumo: saber que
acorde está sendo tocado e utilizar as notas da escala da tônica do acorde
* Normalmente a criatividade vem como um fruto dos
treinamentos e principalmente ouvir exemplos e músicas;
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