quarta-feira, 14 de março de 2012

Invasão a celular de atriz origina debate sobre a segurança de smartphones

Fotos nuas da atriz Heather Morris, conhecida por interpretar a cheerleader Brittany na série de TV Glee,  foram divulgadas na Internet. Este é mais um caso de invasão de hackers a um telefone de uma celebridade. A situação coloca em questão a segurança dos smartphones atuais, e o que é possível fazer para proteger-se de ataques.
Fotos da atriz Heater Morris vazam na web (Foto: Reprodução)Fotos da atriz Heather Morris vazam na web (Foto: Reprodução)
As fotos publicadas na web foram registradas pela câmera do iPhone 3GS e tiradas de dentro dos estúdios da Paramount Pictures. Para chegar a essas conclusões, foi preciso fazer a identificação do aparelho através dos dados integrados da foto (no padrão EXIF) e a localização por meio da tecnologia geotag, presente no smartphone da Apple.

Como o hacker invade o celular e rouba o conteúdo?
Alguns sites de tecnologia já alertaram os usuários sobre as falhas de segurança dos dispositivos móveis. No caso do sistema iOS, observa-se que esse índice elevado de vazamentos está ligado, de alguma forma, aos aparelhos com jailbreak. Isto porque, além de liberar alguns recursos restritos, a modificação também expõe o aparelho a vulnerabilidades.
A atriz Heater Morris e uma das fotos armazenadas em seu smartphone (Foto: Reprodução)A atriz Heather Morris e uma das fotos armazenadas no smartphone (Foto: Reprodução)
O usuário, sem saber, pode instalar um Cavalo de Troia através do tipo de solução escolhida para realizar o jailbreak. Isto expõe o aparelho a todo o tipo de ameaças. Um simples arquivo malicioso pode alterar o código do navegador Safari e fazer com que o sistema execute ações não autorizadas pelo usuário como, por exemplo, enviar as fotos armazenadas no dispositivo para pessoas mal-intencionadas.
Como o celular da atriz Heater Morris foi invadido?
O mais provável é que, no caso de Morris, um serviço de armazenamento online tenha sido violado e não o smartphone. É possível que a atriz tenha enviado essas fotos e algum hacker identificou a senha ou localizou esse conteúdo na web.
Outras famosas também tiveram seus telefones invadidos recentemente, e o resultado foi bem semelhante. Fotos de Olivia Munn e Christina Hendricks nuas foram parar na rede neste mês, e o mesmo aconteceu com Scarlett Johansson no ano passado.
Seja como for, fica a dica para famosos ou anônimos: jamais tire fotos nuas de você mesmo em dispositivos conectados. As chances dessa imagem ir parar na web são consideravelmente altas.

Nenhum comentário: