terça-feira, 6 de março de 2012

12 DICAS PARA PERNAS DEFINIDAS E TORNEADAS


Mulheres tendem a acumular gordura no quadril e nas pernas enquanto os homens acumulam no abdômen. A boa noticia é que as mulheres foram geneticamente favorecidas para terem pernas proporcionalmente mais fortes que os homens. Infelizmente não existe nenhum programa de treinamento físico que elimine gordura de apenas algumas partes do corpo. Trabalhar para aprimorar uma única parte do corpo é uma proposta inviável.
Por essa razão a melhor proposta para conseguir pernas estonteantes é desenvolver um programa completo de condicionamento físico acompanhado por uma dieta saudável, onde você perca gordura e ganhe massa muscular. A chave para conseguir pernas torneadas é aprender como fazer isso.
Exercícios regulares e uma dieta balanceada são essenciais no processo de redução de gordura corporal. Exercícios contra a resistência, como a musculação, serão responsáveis para que, uma vez que a gordura se disperse, os músculos tonificados se tornem visíveis. É importante dizer que só é possível eliminar a gordura em uma parte especifica do corpo sem emagrecer por inteiro através da lipoaspiração. O processo natural de emagrecimento através da atividade física e dieta resulta em um corpo muito mais harmônico, proporcionando um estilo de vida saudável que vai além dos resultados estéticos.
Siga as seguintes dicas para conseguir pernas definidas e torneadas:
  1. Faça musculação! A prática da musculação não só será responsável para desenvolver os músculos das suas pernas, mas também a ajudará a perder gordura! O aumento da massa muscular aumenta seu metabolismo de repouso, ou seja, você queima calorias mesmo enquanto você dorme.
  2. Entenda suas pernas. Suas pernas são formadas por basicamente 4 partes. O quadríceps (parte da frente da coxa), o Bíceps Femural (parte de trás da coxa), os Adutores (Parte interna da coxa) e o Tríceps Sural (Panturilhas). Entenda a função desses músculos e liberte-se. É o seu corpo e você o domina!
  3. Para trabalhar a parte da frente da coxa isoladamente você precisa estender os joelhos contra uma resistência. O movimento mais típico é a cadeira extensora encontrada na sala da de musculação.
  4. Analogamente, a parte de trás da coxa é solicitada quando você flexiona os joelhos contra uma resistência. Em uma academia você também pode trabalhar esse músculo na mesa flexora.
  5. Isolar o trabalho da parte interna das coxas requer o movimento de fechar as pernas contra uma resistência. Um movimento típico na sala de musculação é a cadeira adutora.
  6. Agora quando você abre as pernas contra uma resistência você na realidade está trabalhando a parte lateral dos glúteos. Só que desenvolver os glúteos é importante para realçar pernas uma vez que você elimine a gordura do culote. Um dos exercícios mais comuns é a cadeira abdutora encontrada na sala de musculação. No entanto é possível realizar o mesmo trabalho com outros acessórios que resultem em resistência neste caso e nos anteriores.
  7. Para trabalhar a panturrilha você precisa ficar na ponta dos pés contra uma resistência, de preferência alongando-as ao máximo quando descer. Você pode trabalhá-las em aparelhos específicos, mas entendendo que sua função é elevar seus calcanhares você pode criar outras alternativas. Por exemplo, apóie a ponta dos pés na beira de um degrau, segure no corrimão e eleve os calcanhares, desça lentamente até abaixo da linha do degrau e repita. Você está praticando musculação contra a gravidade!
  8. Agache! O movimento de se agachar mesmo que seja contra gravidade trabalha todos os músculos da perna. Agachamento livre, Hack Squat e Leg Press podem parecer termos estranhos para você, mas são movimentos de musculação que simulam o ato de agachar contra uma resistência. Que tal levantar e sentar da sua cadeira várias vezes? Mais musculação gratuita para você e menos desculpas para você não se mexer.
  9. Eduque-se e liberte-se! Agora que você entende que suas pernas não foram feitas para ficarem cruzadas, vamos usá-las da maneira que uma verdadeira guerreira as usaria. Ande, corra, suba escadas, ande de bicicleta, de patins, dance, pule corda, jogue bola, etc. Enfim, divirta-se e chute a gordura para fora enquanto você torne-a os músculos das suas preciosas pernas.
  10. Faça exercícios aeróbios! Não estou falando somente de fazer esteira, bicicleta ou aquela aula especial na academia. A idéia é se mexer por pelo menos 30 minutos mantendo sua freqüência cardíaca acelerada de maneira segura, pelo menos 3 vezes por semana. Mexa-se, movimente sua conta calórica e pare de usar o engordurado cheque especial. Encontre maneiras de gastar a gordura que cobre suas maravilhosas pernas.
  11. Conquiste-se! Nada na vida vem sem esforço, dedicação e persistência. Estabeleça metas e não deixe nada e ninguém te desviar da rota. Não se esqueça que seu maior inimigo será você mesma. Se você quiser pernas mais definidas e musculosas você as terá. Pessoas que falam que não conseguem perder aquela gordura localizada teimosa são as pessoas que não tiveram a disciplina de fazer dieta e exercícios até o fim para acabar com aquela gordura teimosa. A gordura que acumulou primeiro e vai embora por ultimo!
  12. Faça Dieta Já! Atividade física é uma parte vital para que você consiga as pernas torneadas que tanto sonha, mas não é o suficiente. Você vai gastar mais calorias em repouso por causa do aumento da massa muscular e vai gastar mais calorias fazendo exercícios aeróbios, mas se quiser os melhores resultados vai ter que ingerir menos calorias. Encontre uma dieta que se adapte ao seu estilo de vida e gostos pessoais e a siga a risca. Ninguém pode detê-la!
Luciano da Silveira é personal trainer pelo Colégio Americano de Medicina Desportiva e proprietário da Clinifit Fitness Studio
Note que na dica número 3 eu friso que “só é possível eliminar a gordura em uma parte especifica do corpo, sem emagrecer por inteiro com lipoaspiração. Perder peso através da atividade física e dieta resulta em um corpo muito mais harmônico e saudável.”
No item 9 a edição da revista editou e publicou erroneamente a seguinte dica:
“Na abertura de pernas, contra uma resistência, a região trabalhada é a lateral dos glúteos, que é importante, pois queima a gordura do culote.”
O trecho original foi escrito por Luciano Teixeira da Silveira da seguinte forma:
“Agora quando você abre as pernas contra uma resistência você na realidade está trabalhando a parte lateral dos glúteos. Só que desenvolver os glúteos é importante para realçar pernas uma vez que você elimine a gordura do culote. Um dos exercícios mais comuns é a cadeira abdutora encontrada na sala de musculação. No entanto é possível realizar o mesmo trabalho com outros acessórios que resultem em resistência neste caso e nos anteriores.”

Nenhum comentário: