sexta-feira, 21 de outubro de 2011

enem:Professores dão dicas sobre o Enem

Crise econômica na Europa, questões ambientais no Brasil, conflitos no Oriente Médio e avanços da biologia molecular. Estes são alguns dos assuntos que poderão ser abordados neste final de semana nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo previsão de professores especialistas no assunto. Os testes começarão às 13h de sábado e prosseguem no domingo.

Faltando, exatamente, três dias para o início da maratona, os 123.820 inscritos da Paraíba já vivem uma espécie de contagem regressiva e intensificam os estudos. No entanto, professores recomendam cautela nesse momento. Eles alertam que falta de descanso e estresse podem causar o temido “branco” e levar o aluno a esquecer, na hora da prova, do conteúdo estudado.

O professor Thiago Alves que possui 25 anos de carreira docente, conta que, nesse momento, o estudante precisa ter foco. “Não adianta mais querer decorar fórmulas e exigir muito do aluno. É preciso que ele leia apenas o que já foi ministrado em sala de aula e procure fazer os exercícios já sabe fazer. Manter a tranquilidade e ter em mente que está preparado é fundamental”, afirma.

Segundo o especialista, que é graduado em matemática e ciências biológicas, a calma deve prevalecer durante a prova por outro motivo ainda mais importante: ela será necessária para resolver boa parte dos testes, que exigirão concentração e raciocínio lógico.

“Independentemente da disciplina, as questões irão pedir muito poder de interpretação do aluno. As provas de matemática virão com gráficos, com números, mas terão textos e vão exigir que tudo seja interpretado. Só a partir dali é que o aluno saberá qual fórmula usar para resolver a questão”, declara.

No sábado, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Já no dia seguinte, será a vez dos testes sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e ainda terão que redigir uma redação.

A professora e psicopedagoga Iolanda Werlang sugere que o aluno procure ler tudo que for veiculado na imprensa nos próximos dias para ter êxito na hora de redigir o texto.

Ela também explica que o estudante não deve decorar regras gramaticais, mas compreender o funcionamento dela. “Só é possível fazer uma boa redação quando se escreve e se lê cotidianamente", destaca.

fonte:google

Nenhum comentário: