Os rebeldes anti-Muammar Kadhafi da Líbia afirmaram que dominam 80% da capital do país, Trípoli, informou nesta terça-feira (23) Catherine Ashton, principal diplomata da União Europeia.
"Acabei de falar com Mustafah Abdel Jalil (chefe do conselho político rebelde) que me disse que 80% de Trípoli é controlada pelo Conselho Nacional de Transição", disse."Mas ele antecipou que vai demorar para haver novos avanços."
Ela também disse que o líder rebelde pediu ajuda à comunidade internacional para organizar eleições para o provável período pós-Kadhafi.
As forças rebeldes que cercavam a fortaleza de Kadhafi em Trípoli invadiram o local na tarde desta terça, segundo jornalistas que acompanham os combates. As tropas pró-Kadhafi teriam deixado de resistir aos invasores, que estariam dentro da casa de Kadhafi no complexo.
Ainda não havia notícia sobre se o ditador havia sido encontrado. Ele teria dito a um interlocutor russo que seguia em Trípoli, pronto para resistir ao avanço dos rebeldes que há mais de seis meses tentam derrubar seu governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário