domingo, 17 de abril de 2011

Cultura dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Símbolos da cultura dos Estados Unidos da América: a torta de maçã, beisebol e a bandeira.

A cultura dos Estados Unidos tem uma grande influência no resto do mundo, e em especial no mundo ocidental. A música norte-americana é ouvida em todo o mundo, e os filmes e programas televisivos norte-americanos são conhecidos em quase todo o mundo. Há aqui um contraste muito grande com os primeiros tempos da república, quando o país era visto como um território agrícola com pouco a oferecer aos centros culturalmente avançados do mundo da Ásia e Europa.

Com pouco mais de dois séculos de idade, quase todas as maiores cidades dos EUA oferecem instalações e atuações de música clássica e popular, Música Cristã Contemporânea (CCM - Contemporany Christian Music) e música Gospel (termo usado no Brasil também para a Música Cristã Contemporânea), centros de pesquisa histórica, científica e artística e museus, atuações de dança, musicais e peças de teatro, além de eventos ao ar livre e arquitetura de significado internacional. Este desenvolvimento é resultado de contribuições quer de filantropos privados, quer de fundos governamentais.

Os Estados Unidos são também um grande centro de educação superior, com mais de 1500 universidades, institutos superiores (colleges) e outras instituições de ensino superior, cujos melhores exemplos estão entre as mais prestigiadas e avançadas instituições do mundo.

Índice

[esconder]

[editar] Cinema

O cinema dos Estados Unidos da América, além de uma forma de expressão cultural específica de um povo, é também uma das mais bem sucedidas indústrias de entretenimento do mundo. Apesar de nem todos os filmes dos Estados Unidos da América serem produzidos em Hollywood, a localidade tornou-se sinonimo desta indústria nacional. A influência do cinema norte-americano no resto do mundo é avassaladora e permanece, geralmente, como uma referência para o público que, em termos gerais, prefere esta cinematografia aos filmes do seu país vick.

[editar] Literatura

Edgar Allan Poe, escritor e poeta norte-americano.

A literatura dos Estados Unidos da América pode ser considerada como fazendo parte da Literatura inglesa ou como um ramo literário distinto. A literatura norte-americana inicial deve muito às formas e estilos originários da Europa. por exemplo, "Wieland" e outros romances de Charles Brockden Brown (1771-1810) inspiram-se directamente nos romances góticos que então eram escritos na Inglaterra. Mesmo as narrativas impecavelmente urdidas por Washington Irving (1783-1859) - principalmente Rip Van Winkle e The Legend of Sleepy Hollow - parecem claramente europeias apesar de a acção se desenrolar no Novo Mundo.

[editar] Teatro

John Drew, famoso ator norte-americano, no papel de Petruchio de A megera domada.

O teatro nos Estados Unidos da América é baseado na tradição ocidental, na sua maioria emprestado dos estilos de performance que prevaleciam na Europa na época de sua introdução no país. Hoje em dia, está fortemente interligado com a literatura, filmes, televisão e música norte-americana e não é incomum uma mesma história ser recontada em todas estas formas. Regiões com cenários musicais significativos freqüentemente possuem fortes tradições teatrais e de comédia também. O teatro musical pode ser a forma mais popular: é certamente uma forma mais viva de teatro e as coreografias de sucesso dos palcos acabam indo para a televisão e filmes. Hoje em dia os teatros estão juntos com a musica.Os lugares de Teatro são muito cheio,pois são peças engraçadas,romanticas ou até mesmo de uma vida real.

[editar] Artes plásticas

As artes plásticas nos EUA são sobretudo contemporâneas, embora o país seja um dos que possuem um maior acervo de produções artísticas de vários períodos, fruto do seu crescimento econômico.

Diversos museus, espalhados por todo o país, concentram importantes coleções de obras de arte, sobretudo na cidade de Nova Iorque.

O desenho gráfico, por exemplo, conta com os criadores da História em quadrinhos, e isto influenciou o pintor e cineastra norte-americano Andy Warhol.

[editar] Culinária

Não existe uma culinária nacional, original do país - a atual culinária norte-americana é altamente diversificada, variando de região a região, dependendo da população e da cultura da região.

Alimentos comuns do café da manhã norte americano são ovos batidos, bacon, panquecas, cereais e pães com pasta de amendoim, acompanhados com café ou suco,mufins ou chocolate quente e bagle na maioria das vezes, o suco é de laranja. O almoço dos norte americanos é leve - as razões são o pouco tempo disponível para almoço para os trabalhadores e estudantes. Um almoço pode ser simples ao ponto de ser constituído de apenas um único sanduíche, e só. O jantar é, na maioria das famílias estado-unidenses, o principal prato do dia.

Os Estados Unidos são os maiores consumidores de café do mundo. Muitos norte americanos tomam café logo pela manhã, e vários tomam café durante o trabalho. Além disso, os Estados Unidos também são os maiores consumidores de refrigerantes do mundo.

Os Estados Unidos são famosos mundialmente pelas suas redes de fast-foods. Os norte americanos almoçam muitas vezes em fast-foods, justamente por causa do pouco tempo disponível dos trabalhadores para almoço - bem por causa dos baixos preços dos produtos oferecidos.

[editar] Veja também

Nenhum comentário: